Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

A etapa de gestão de projetos é uma das principais, pois perpassa por todas as outras etapas. O papel que tem maior atividade aqui é o gerente de projetos e ele irá acompanhar o cronograma do projeto, analisar os custos e se os envolvidos estão realmente comprometidos com o projeto. Além do gerente de projetos em cada equipe pode ter uma pessoa responsável por gerenciar as atividades das pessoas que estão nela, essa pessoa desempenhará normalmente suas atividades na equipe, porém também irá gerenciar a equipe e suas atividades. No Quadro abaixo estão presentes as possíveis entradas, práticas e saídas dessa etapa.

Normalmente os elementos de entrada para esta etapa são os requisitos e o relatório de contextualização, pois com eles é possível começar a prever quanto tempo o projeto irá levar e qual seu custo. São utilizadas técnicas de elaboração de cronograma e estimativas de tempo como práticas. E como saídas dessa etapa o mínimo esperado é o cronograma, os custos do projeto e a alocação de recursos humanos.

Ao final do projeto na metodologia INTERA é passado um formulário para todos os participantes, com o objetivo de verificar os pontos positivos, negativos e aprendizados que o projeto trouxe, para que nos próximos projetos esses pontos sejam levados em consideração. Entretanto, não ficava tão claro a utilização desse formulário. Para este trabalho esse formulário será denominado de Post-Mortem, que é um nome comum utilizado no desenvolvimento de jogos. Esse formulário acontece no final do desenvolvimento de um jogo, quando o jogo já foi lançado e não precisa mais ser desenvolvido.

Para auxiliar esta etapa está disponível neste link exemplos de artefatos gerados nesta etapa que foram gerados no desenvolvimento do jogo Expedição Antártica.

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.