Na contextualização, a definição do contexto pedagógico OA deverá ser aplicada. Recomenda-se que essa seja a primeira etapa a ser iniciada, pois é necessário conhecer bem as condições e o público alvo do OA. Exemplos de informações dessa etapa: ementa em que o curso se encaixa, descrição do público alvo, modalidade de ensino, objetivo de aprendizagem, possibilidade de ser utilizado por pessoa portadora de deficiência (acessibilidade), cenário e contexto em que ele se apresentará etc.
O principal artefato dessa etapa é o documento contextualização. Abaixo temos os elementos de entradas, práticas e saídas da etapa de contextualização.
Como entrada da etapa de contextualização, sugere-se o máximo de informações pedagógicas a respeito dos OAS como: a ementa da disciplina com que o OA está relacionado, os cenários de uso etc. Uma das práticas mais abordadas nessa etapa são entrevistas com alunos e professores que entendem do conteúdo do OA.
Abaixo temos exemplos de artefatos para a etapa de Contextualização:
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Exemplo de artefato da etapa de contextualização para Aulas Síncronas:
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Exemplo de artefato da etapa de contextualização para Simulação:
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Exemplo de artefato da etapa de contextualização para Games:
Também temos uma vídeo aula acerca das etapas de Contextualização e Requisitos: