top of page

Metodologia INTERA
Modelo Aberto para Curso a Distância

A partir da dissertação de mestrado da aluna Andreza Goncalves da Silva foi realizado um estudo para verificar se havia na literatura um modelo de processo para a implantação de cursos a distância. Como resultado desse esforço de pesquisa foi identificado que tal modelo ainda não existe.

Diante dessa lacuna, foi realizado um mapeamento das etapas da metodologia INTERA sob a perspectiva da gestão de processos de negócio (BPM). O objetivo foi mapear essas etapas e apoiar de forma estruturada e orquestrada a implantação de cursos à distância. A escolha da metodologia INTERA para embasar esses modelos deve-se ao fato de a Metodologia INTERA já ser validada como um método eficaz para a criação de conteúdos instrucionais de qualidade para o ensino à distância.

O resultado da pesquisa culminou em uma revisão dos artefatos e papéis e responsabilidades da metodologia INTERA, aplicada a uma visão de gestão de processos. Utilizando a ferramenta Bizagi Modeler foram criados diagramas de processo de negócio (BPD) utilizando a notação BPMN 2.0 para cada uma das etapas da metodologia, além da automação dos fluxos propostos na ferramenta HEFLO.

Os modelos desenvolvidos e automatizados foram aplicados em cenários fictícios, demonstrando ser eficaz para atender os resultados esperados. Indicadores mais detalhados sobre a aplicabilidade dos modelos propostos serão alvo de trabalhos futuros.

Adotar uma abordagem de código aberto (open source) para este projeto tem como objetivo permitir que outros profissionais e pesquisadores de Business Process Management (BPM) e Educação a Distância (EaD) possam utilizar e contribuir para a evolução contínua do modelo de processo proposto.

O detalhamento de como cada etapa da Metodologia INTERA foi aplicada à gestão de processos, pode ser visto nos links abaixo:

bottom of page