top of page

 Roteiros de Estudos 

Uma sugestão de como organizar a aprendizagem em atividades remotas é a construção de roteiros de estudos. Na ausência física do docente, o roteiro também pode servir como uma forma de comunicação entre professor e aluno, ao apresentar:

Objetivos de aprendizagem: explicite o que o estudante irá aprender com o estudo a ser realizado.  

Materiais didáticos: você pode sugerir e disponibilizar slides, textos, vídeos e outros materiais. Você também pode estimular o estudante a pesquisar esses materiais, essa é uma forma de ajudá-lo a desenvolver a autonomia.

Atividades:  proponha ao estudante o que ele deve fazer para atingir os objetivos de aprendizagem: leituras, pesquisas, debates, lista de exercícios.

Avaliação: assim como na maioria das aulas presenciais, o estudo remoto não exige que se realizem atividades avaliativas semanalmente. Entretanto, pode ser útil para o estudante ter alguma forma de verificar sua aprendizagem, ainda que eventualmente. Para isso, os ambientes virtuais oferecem inúmeros tipos de atividades.    

Exemplos de roteiros
roteiro_vetores.jpg

Roteiro de aula em disciplina de graduação na UFABC.

roteiro_comcient.jpg

Roteiro de estudos em disciplina de especialização na UFABC.

roteiro_antartica.jpg

Roteiro de aula em curso de extensão na UFABC.

intera1.jpg
ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.

bottom of page