Roteiros de Estudos 

Uma sugestão de como organizar a aprendizagem em atividades remotas é a construção de roteiros de estudos. Na ausência física do docente, o roteiro também pode servir como uma forma de comunicação entre professor e aluno, ao apresentar:

Objetivos de aprendizagem: explicite o que o estudante irá aprender com o estudo a ser realizado.  

Materiais didáticos: você pode sugerir e disponibilizar slides, textos, vídeos e outros materiais. Você também pode estimular o estudante a pesquisar esses materiais, essa é uma forma de ajudá-lo a desenvolver a autonomia.

Atividades:  proponha ao estudante o que ele deve fazer para atingir os objetivos de aprendizagem: leituras, pesquisas, debates, lista de exercícios.

Avaliação: assim como na maioria das aulas presenciais, o estudo remoto não exige que se realizem atividades avaliativas semanalmente. Entretanto, pode ser útil para o estudante ter alguma forma de verificar sua aprendizagem, ainda que eventualmente. Para isso, os ambientes virtuais oferecem inúmeros tipos de atividades.    

Exemplos de roteiros

Roteiro de aula em disciplina de graduação na UFABC.

roteiro_comcient.jpg

Roteiro de estudos em disciplina de especialização na UFABC.

roteiro_antartica.jpg

Roteiro de aula em curso de extensão na UFABC.

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.