Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

A etapa de contextualização é considerada a primeira etapa da metodologia. Nesta etapa acontece a primeira conversa entre as equipes para especificar o público-alvo do jogo, qual contexto ele será inserido, quais disciplinas serão abordadas e quais os objetivos pedagógicos.

Para o inicio desta etapa recomenda-se fazer uma investigação no local que pretende-se aplicar o jogo, o analista, juntamente com o designer de jogos e demandante poder fazer essa visita. Essa visita servirá para definir o público-alvo, o que o demandante pretende atingir com o jogo, quais suas necessidades e quais as limitações que o ambiente de aplicação apresenta.

Após essa investigação é necessário encaminhar os dados recolhidos para o designer pedagógico, para ele se reunir com o demandante e detalhar melhor o jogo. Esse detalhamento normalmente é realizado com pesquisas em livros, revistas e artigos do tema a ser trabalhado no jogo. Esse também é o momento do designer pedagógico já começar a pensar nas estratégias pedagógicas que irá abordar. 

Quando esses pontos já estão definidos todas equipes são reunidas para entenderem os objetivos e poderem ajudar a chegar a uma solução para o problema do demandante. A Figura abaixo ilustra essa etapa. E no quadro estão presentes as Entradas, Práticas e Saídas desta etapa.

Para apoiar o recolhimento dessas informações nesta etapa, um guia está disponível neste link. 

Para auxiliar esta etapa está disponível neste link exemplos de artefatos gerados nesta etapa que foram gerados no desenvolvimento do jogo Expedição Antártica.

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.