Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

A etapa de Teste e Qualidade é muito importante para tentar garantir a qualidade do jogo, e que os objetivos/requisitos foram cumpridos, porém não são sinônimos de qualidade, pois mesmo com os testes o jogo pode não estar dentro da qualidade esperada. Os testes no jogo devem iniciar quando o mesmo ainda é um esboço, continuar durante e após o desenvolvimento.

Os testes servirão para corrigir tantos erros técnicos quanto erros pedagógicos. Como já foi dito neste trabalho, é necessário ter um equilíbrio entre asa questões técnicas e pedagógicas de um jogo, então na etapa de teste é necessário ter esse equilíbrio também, para que o jogo possa contribuir de maneira eficiente o aprendizado. Então, partir dos testes será possível identificar se o jogo está cumprindo seu propósito educacional definido e identificar algum erro antes da aplicação do jogo. No Quadro abaixo estão presentes algumas das entradas, práticas e saídas esperadas dessa etapa.

Para auxiliar esta etapa está disponível neste link exemplos de artefatos gerados nesta etapa que foram gerados no desenvolvimento do jogo Expedição Antártica.