Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

Nesta etapa acontece a elaboração dos componentes do jogo e como eles funcionarão. Os componentes citados estão relacionados ao jogo como um todo, ou seja, aqui será elaborado como a estrutura, organização e como a comunicação do jogo acontecerá.

Para o inicio dessa etapa é necessário que o levantamento de requisitos tenha acontecido de forma adequada e que tenha sido recolhido um número suficiente de requisitos para que seja possível iniciar o desenvolvimento da arquitetura do jogo. Aqui o jogo começa a sair do papel e começa a tomar forma. 

 

Um dos principais artefatos criados nesta etapa é um documento conhecido como GDD (Game Design Document). O conteúdo desse artefato são os elementos de arquitetura da narrativa e estética, porém de forma mais detalhada. Nesse artefato também é descrito tudo o que foi levantado até agora como: público-alvo, conteúdo do jogo, objetivos de aprendizagem, detalhes do personagem, cenário, pontuação, obstáculos, etc. No Quadro abaixo está presente os elementos de entrada, práticas e saídas da etapa de arquitetura. E na figura abaixo está um exemplo de como ocorre o fluxo de trabalho desta etapa.

Narrativa: Na arquitetura da narrativa do jogo será detalhado os personagens que o jogador irá interagir e uma breve descrição da cena, explicando como acontecerá e qual item o jogador irá ganhar, ou seja, será montado um pré roteiro do jogo a ser desenvolvido. Para a construção desses artefatos as equipes de maior atuação são os conteudistas, o designer de jogos e o demandante, onde o designer de jogos irá auxiliar o conteudista e o demandante em suas escolhas. 
        
Mecânica e Tecnologia: A arquitetura da mecânica e tecnologia acontecem com a atuação maior da equipe de analise e desenvolvimento. Aqui o sistema do jogo começa a ser moldado, para depois ser desenvolvido. Aqui será estruturado como acontecerá a comunicação do usuário com o jogo e como o jogo se comunicará com o banco de dados. Além disso também é desenvolvido um fluxo das interfaces do jogo.
    
Estética: A arquitetura da estética do jogo é realizada em conjunto com a narrativa, onde o game designer, o conteudista e o ilustrados trabalhão juntos para decidir quais elementos estarão no jogo e em quais cenas, criando assim protótipos do jogo. Nesse momento é possível ter uma ideia de como o jogo ficará após desenvolvido e se é isso que o demandante espera.
 

Para auxiliar esta etapa está disponível neste link exemplos de artefatos gerados nesta etapa que foram gerados no desenvolvimento do jogo Expedição Antártica.

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.