Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

A extensão da metodologia INTERA para desenvolvimento de jogos digitais educacionais é dividida da mesma forma que a metodologia INTERA, entretanto houveram alterações nas Entradas, Práticas e Saídas de cada etapa. Para facilitar a visualização e organização dos artefatos desenvolvidos em cada etapa recomenda-se a utilização do Quadro abaixo, com ele é possível separar as Entradas, Práticas e Saídas de cada etapa. É importante dizer que as etapas dessa metodologia interagem umas com as outras e é possível ir e vir entre elas. 

As etapas da extensão da metodologia INTERA para desenvolvimento de jogos digitais educacionais possuem uma relação com os elementos do Tétrade elemental dos jogos, proposto por Schell (2008). O Tétrade representa os elementos que os jogos digitais possuem e esse elementos são: Narrativa, Mecânica, Tecnologia e Estética. Essa relação foi realizada para melhor visualizar os artefatos produzidos, já que todos artefatos estão inseridos no Tétrade.

Os elementos de acessibilidade também foram inseridos em cada etapa da metodologia. A relação dos elementos do Tétrade + Acessibilidade está na figura abaixo. Do lado esquerdo estão as etapas da metodologia, na parte superior da figura estão os elementos do Tétrade + Acessibilidade e os elementos coloridos representam a intensidade de cada elemento em cada etapa.

Pela figura, é possível observar a característica incremental da INTERA, pois nenhuma das etapas deixam de ser executadas durante alguma fase. Também é possível observar que nas etapas de Teste e Qualidade, Disponibilização, Avaliação e Gestão de projetos são representadas por uma faixa regular e continua, pois todos os elementos tem peso igual, isto é, nenhum é mais importante que outro nessa etapa.

O detalhamento de cada etapa pode ser visto nos links abaixo.

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.