Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

Nesta etapa o desenvolvimento do jogo é iniciado pelas equipes. Os artefatos utilizados como base são os gerados na etapa de arquitetura e análise, que são a estrutura do projeto e mostram o jogo mais completa e semelhante à como deve ficar após desenvolvido. Os elementos que serão desenvolvidos também são divididos pelos elementos do tétrade, pois eles são desenvolvidos separadamente. No Quadro abaixo estão presentes algumas das  entradas, práticas e saídas esperadas dessa etapa.

Narrativa: Quando a arquitetura da narrativa está pronta, o próximo passo é desenvolve-lá. A narrativa/diálogos são desenvolvidos pela equipe de conteúdo e o designer de jogos pode auxilia-lá. A narrativa deverá conter os detalhes de como acontecerá, de quais personagens pertencem, e a quais minijogos irão levar o jogador. Os minijogos também são construídos pela equipe de conteúdo em conjunto do designer de jogos, pois os minijogos fazem parte da narrativa do jogo, nesse momento o designer de jogos pode ajudar a equipe de conteúdo com as ideias e problemas que de elaboração de mecânica que tiverem. Cada minijogo também possui elementos de mecânica, tecnologia e estética, além de sua narrativa.
    
Mecânica e Tecnologia: Aqui acontece o desenvolvimento do jogo. O desenvolvimento pode começar a partir do momento em que alguns elementos de narrativa e estética do jogo são entregues. Nesse momento o jogo deixa de ser somente ideias e começa a sair do papel. Caso ainda não tenha nenhum elemento de estética ou de narrativa pronto ainda, a equipe de desenvolvimento pode realizar alguns testes das mecânicas e organizar as tecnologias que irão utilizar. 
    
Estética: A estética do jogo é desenvolvida pelo ilustrador e pelo designer de som. O ilustrador desenvolve as questões visuais do jogo, para isso a equipe de analise em conjunto com designer de jogos fazem uma decupagem do jogo dos elementos que precisam ser desenvolvidos pelo ilustrador. Essa decupagem é realizada verificando os protótipos do jogo e a narrativa, para assim montarem uma lista e enviar para o ilustrador desenvolver.
    
Para desenvolver os sons do jogo a equipe de analise, o designer de jogos e designer de sons fazem um levantamento do que precisa ser desenvolvido e em quais partes e momentos do jogo. Após esse levantamento já citado na parte de requisitos, ele é passado para o designer de sons.

Para auxiliar esta etapa está disponível neste link exemplos de artefatos gerados nesta etapa que foram gerados no desenvolvimento do jogo Expedição Antártica.

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.