Extensão da metodologia INTERA para jogos do gênero RPG - Etapas

A etapa de disponibilização está relacionada a disponibilização do jogo e dos artefatos gerados (documentação, manual do aluno e professor, instalação, etc) em um repositório em que os alunos e professores possam acessar. Um jogo é considerado um OA, então a sua disponibilização segue a mesma ideia da disponibilização de outro tipo de OA. Um OA disponibilizado de forma adequada, possibilita o seu reúso.

No Quadro abaixo estão presentes os elementos esperados de entradas, práticas e saídas da etapa de disponibilização. As entradas desta etapa podem ser as saídas da etapa de teste e desenvolvimento. As práticas estão relacionadas a disponibilização do jogo em um ROA, ou em um repositório da escolha. A saída será o jogo já disponibilizado para os usuários.
 

Um OA pode ser disponibilizado em locais como, uma midiateca, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma página da internet ou dentro de um servidor. Porém essa disponibilização precisa ser bem pensada, pois um OA que não é disponibilizado em um local adequado pode criar algumas dificuldades para quem for busca-lo para utilização. Algumas dessas dificuldades são: dificuldade de encontrar um OA, dificuldades de preservar os direitos autorais, dificuldade de encontrar OAs de boa qualidade, etc.
 

Para não ter esses ou outros problemas na disponibilização de um OA, é aconselhado que ele fique em um repositório exclusivamente para guardar objetos de aprendizagem. Os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROA) tentam inibir esses problemas e fazem o compartilhamento, armazenamento e preservação dos OAs. Os ROAs também possuem algumas característica como: disponibilidade: o OA deve estar disponível 24h para acesso; busca interna: ter um mecanismo de busca interno para encontrar o OA a partir de palavras chaves; encontro por mecanismo de buscas: ser possível encontrar o OA por mecanismos de buscas externos; persistência: garantir que o OA não seja apagado; usabilidade: possibilitar que o usuário acesse de maneira fácil o ROA e suas funcionalidades; acessibilidade: possibilitar que o usuário acesse o ROA de qualquer lugar e dispositivo; metadados: o repositório deve fornecer informações técnicas e pedagógicas sobre os OAs nele armazenado; reputação: ter um local onde tenha a avaliação dos usuários em relação ao uso do OA; respeito ao direito autoral: é indispensável que o repositório permita depositar informações relacionadas aos direito autorais do OA.
 

ENDEREÇO

Rua Abolição, s/n, bloco L, Lab. 119
CEP 09210-180, Santo André, SP - Brasil

intera@ufabc.edu.br

Tel: =55-11-33567363

  • Facebook ícone social
logoufabc_edited.png

© Intera, 2020.